sexta-feira, agosto 24, 2007

A PORTA DE KORONI (SUL DO PELOPONESO)


Estas portas voltam a escancarar-se para a colaboração de Nuno Martins que nos escreve assim:

"Olá Luís, aqui vai mais uma colaboração, se entenderes que vale a pena: "Podia ser uma pintura de Jasper Johns!", foi a imediata exclamação da Dilar.
O sol era fortíssimo, estava no pico. O calor fazia suar em bico, e apenas a garrafa de água apaziguava momentaneamente o corpo.
Numa pequena travessa no topo do morro onde está o forte veneziano de Koroni (sul do Peloponeso, Grécia), e por cuja encosta se estende a vila até ao mar, encontrámos esta colorida porta na penumbra da sombra que se projectava no asfalto.
A casa, de dois pisos e varanda, estava impecavelmente pintada, ou caiada, a branco. Lateralmente, um pequeno muro deixava perceber um quintal. Ao canto, estava esta porta. Curiosa e singular, porque não habitual, imediatamente atraiu a atenção.
Por entre imensos nomes próprios, todos eles de mulher, coloridos e de caligrafia diferente, também a ombreira 'sofreu' a intervenção do artista local, quem quer que tenha sido o autor, com tiras de cor, números, inscrições e mais alguns nomes. Espantoso. Fica a fotografia da Dilar."
Texto de Nuno Martins. Fotografia de Dilar Pereira.