domingo, janeiro 11, 2009

A Porta de Mértola


Em Mértola, na rua principal do comércio local foi descoberto, durante umas obras de saneamento, uma nova estrutura arqueológica, riquíssima, segundo o professor Cláudio Torres, onde eram sepultados os comerciantes abastados de há muitos séculos.
Epigrafia grega foi igualmente encontrada, apresentando este achado características, que só têm paralelo na Síria.
A porta verde com batente em forma de mão está situada frente ao recente sítio arqueológico, cujo destino se desconhece: será o espólio revelado musealizado in situ? Será enviado para algum museu?
Há anos que a porta se abre, mediante o pedido da batidela da mão de metal na espera...
Que histórias escutou durante a sua já longa existência?
Luís Filipe Maçarico

3 Comments:

Blogger o mundo visto daqui said...

Será que podemos contribuir para este blog com todas as portas que temos ? Porque são património(s) e era importante registá-las - de todas as épocas, formas, com e sem aldraba, com e sem postigo, diversas cores, ferragens,...

9:37 da tarde  
Blogger luís filipe pereira said...

Belíssimo este espaço que se enlaça à iconografia das Portas, símbolo, por excelência, da reversibilidade do interior e do exterior.

P.S. Aproveito para dizer-lhe o quanto me emocionou o facto de saber que, de algum modo, A Tela do Mundo o acompanhou no franqueamento da porta 2009 para a recém-chegada 2010 e, sobremaneira, num lugar mágico para mim Odeceixe. Bem haja!
Como me apercebi do fascínio comum pela pianista Maria João Pires, ouso convidá-lo para uma visita ao meu blogue, em que na mais recente porta encontrará um eco do Concerto A Viagem de Inverno/Schubert.
Abraço,
luís filipe pereira

12:30 da tarde  
Blogger Maria Marluce said...

As portas, no seu silêncio,sabem segredos e nunca ousarão revelar. Como guardiãs de tesouros, seguem seu curso anos a fio, muitas vezes sem que ninguém se importem com elas. Só almas sensíveis como a sua podem percebê-las. Parabéns pelo blog.

10:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home